CASES

SONY DSC

ORGANIZAÇÃO: HONOS DATA EXCHANGE
CATEGORIA: PROVEDOR DE INTERNET

Monsta, diagnóstico imediato para a solução de falhas

"O Monsta é muito simples de usar, sabemos tudo o que acontece com a rede.
A instalação é muito fácil e rápida. Seu funcionamento é totalmente intuitivo.
Os templates para os rádios utilizados contém todas as funções que desejamos monitorar."

A Honos é uma empresa brasileira de alta tecnologia, especializada no fornecimento de serviços de telecomunicações desde 1998. A empresa oferece um portólio convergente de dados, voz, vídeo, data center e soluções gerenciadas para o mercado corporativo da Serra Gaúcha. Possui uma rede de dados confiável e segura, que oferece escalabilidade e flexibilidade para proporcionar conexões estáveis e disponíveis para atender as diversas aplicações de mais de 500 empresas que utilizam seus serviços.

SONY DSC

Utilizando a tecnologia de rádio-frequência, a Honos disponibiliza diversos backbones gigabit, abrangendo uma ampla área de cobertura. A rede da empresa está interligada em anel e seus principais pontos de presença estão equipados com sistemas de energia redundante, oferecendo links de alta disponibilidade. Os canais de comunicação utilizados são criptografados, proporcionando maior segurança à rede de dados.

Com a crescente demanda por serviços que utilizam conexões com a Internet, surgiu a necessidade de se monitorar pró-ativamente os diferentes dispositivos que constituem a rede, pois uma parada inesperada, mesmo de minutos, no fornecimento do serviço pode gerar prejuízos incalculáveis nas operações dos clientes. É por isso que a Honos optou por adotar o Monsta como sistema de monitoramento de redes IP, para agregar confiabilidade e performance aos serviços prestados.

Com o Monsta, a Honos monitora os principais parâmetros de qualidade e disponibilidade dos rádios de micro-ondas utilizados nos pontos de presença (tais como o nível de sinal, a latência, o nível de ruído, perda de pacotes, etc.), bem como analisa o comportamento do tráfego de dados nos equipamentos de acesso à rede dos clientes, proporcionando um completo conjunto de ferramentas para solucionar qualquer evento que vier a ocorrer com a rede. Além disto, também estão sendo monitorados os nobreaks e geradores de energia, para obter estimativas referentes à autonomia das baterias dos equipamentos e evitar paradas indesejadas no funcionamento dos links.

“A inserção de novos dispositivos para monitorar no Monsta é muito fácil. As ferramentas que utilizávamos anteriormente eram complexas ou custavam caro. Desta forma, economizamos tempo, reduzimos custos e melhoramos nosso atendimento ao usuário final.”Rodrigo Tregnago – Engenheiro de Redes
SONY DSC

Para cada item monitorado, limiares de tolerância são especificados de forma gráfica, permitindo a geração de alertas quando a qualidade da prestação estiver fora dos padrões aceitáveis. Estes alertas são enviados para os técnicos de forma imediata, na forma de e-mail e SMS, permitindo um diagnóstico preciso do local e da natureza do evento e sua respectiva ação de correção. O desempenho dos monitores de maior relevância para a operação, tais como a utilização dos links de internet, o tráfego de dados através dos pontos de presença e a disponibilidade de energia são acompanhados em tempo real, de forma intuitiva, através da criação de painéis de visualização, onde os dados são apresentados em forma de gráficos e mostrados nos telões do centro de controle.

SONY DSC

Todas estas funcionalidades, disponíveis a partir da instalação do Monsta, tornaram o gerenciamento da operação do provedor extremamente simples e eficaz, fazendo com que o diagnóstico das falhas seja realizado de forma precisa e imediata, sem a necessidade de grande especialização.

O valor do investimento na manutenção da licença anual do Monsta, bem como para a aquisição de pacotes adicionais de e-mails e SMS, é totalmente justificável para uma ferramenta que proporciona tamanho conjunto de benefícios.

A Honos planeja manter a utilização do Monsta pelos próximos anos e aguarda pela continuidade no desenvolvimento de novas funções, que tornarão ainda mais fácil o trabalho de gerenciamento da rede do provedor.

Monsta | Monitoramento de Redes IP  |  Suporte Técnico (54) 3055-4085